UTILIZANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO ENTRE MATRIZES
Resumo
Este trabalho relata uma experiência dos autores, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID- da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA- na aplicação de uma oficina com alunos do 1º ano do ensino médio da escola Dr. João Ribeiro Ramos, localizada na cidade de Sobral, Ceará. A oficina teve como meta o ensino de multiplicação de matrizes utilizando dados da fatura de energia elétrica, tendo em vista a possibilidade de mostrar aos alunos que a matemática está presente em situações do dia a dia. A aplicação da oficina se deu em dois encontros. O primeiro encontro foi reservado para a introdução do conteúdo com breves definições e uma posterior aplicação de um Trabalho Direcionado - TD. O segundo encontro foi iniciado com a aplicação de um TD para ver se os alunos conseguiam respondê-lo sem qualquer formalização. Ao final fora aplicado um terceiro TD para verificar o que eles aprenderam nos dois encontros. A oficina buscou também usar os erros dos alunos como um elemento desencadeador de questionamento do ensino, ou ainda, como um impulso para aprendizagem. Como resultados verificou-se que a maioria dos alunos compreendeu o que foi repassado, apesar de que muitos ainda apresentaram certas dificuldades na obtenção de resultados considerados fáceis para o nível escolar que eles se encontravam. Com isso, verificou-se que ainda há muito que melhorar no ensino e aprendizagem de matemática e que novas práticas de ensino podem ser positivas. Para os aplicadores foi mais uma experiência para agregar a bagagem de conhecimentos dentro da formação acadêmica.
Palavras-chave
Multiplicação de Matrizes; Conta da Energia; PIBID