ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS

Maria Iara Brito e Silva

Resumo


Os jogos de azar sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo inclusive um  dos principais motivadores dos primeiros estudos em probabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo detalhar o projeto Ensinando probabilidade explorando as loterias, desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), direcionado aos alunos do 2º ano do ensino médio do colégio estadual Dom José Tupinambá da Frota. O projeto foi desenvolvido como forma de melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática a partir de uma situação do cotidiano. Para tanto foi escolhido trabalhar com os jogos de azar, especificamente a mega sena, visto a popularidade desse jogo na cultura brasileira. O contato direto dos alunos com algo pertencente a sua realidade, despertou o interesse dos mesmos para o conteúdo estudado alcançando os objetivos do projeto. Sendo que o maior interesse dos alunos estava na justiça ou injustiça das apostas, dúvida que surgiu quando foi exposta a tabela de preços para comparação dos valores cobrados por cada dezena apostada. Também foi mostrado como são feitas as apostas e a distribuição dos prêmios. No decorrer da oficina foi trabalhada a habilidade de interpretação de questões pelos alunos e a resolução de problemas que envolvem este conteúdo, como a chance de ganhar na loteria de acordo com a aposta e a comparação do aumento do valor e das chances de ganhar.


Palavras-chave


Ensino de Probabilidade; Educação; Jogos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.