DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES

Lucieli Maria Trivizoli

Resumo


Neste artigo, oferecemos algumas sugestões para atividades a partir das ideias desenvolvidas por Arquimedes (287a.C–212 a.C.), atividades com raízes na história da Matemática que podem proporcionar uma ligação entre a Matemática de hoje com problemas e matemáticos do passado. Essas atividades envolvem informações sobre Arquimedes e o cálculo do valor aproximado de π e são baseadas nas propostas indicadas por Jim Ebert et al., no livro Historical modules for the teaching and learning of mathematics, organizado por Victor J. Katz e Karen Dee Michalowicz (2004). A importância dessas atividades não é de possibilitar o cálculo aproximado de π em si, é de, por meio desse cálculo, possibilitar discussões acerca da importância histórica de Arquimedes, da importância do reconhecimento de certos padrões, das relações que se pode fazer com geometria e trigonometria, entre outras.

Palavras-chave


Atividades por meio de informações históricas; História da Matemática; Arquimedes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BASES E INDEXADORES

           

Crossref logo