A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E DA PRÁTICA FILOSÓFICA NAS ESCOLAS PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E ÉTICA EM SPINOZA

Viviane Silveira Machado

Resumo


O presente artigo tem como objetivo possibilitar uma reflexão aos leitores a partir do pensamento filosófico de Benedictus de Spinoza (1632-1677) sobre a importância do ensino de filosofia e da prática filosófica nas escolas para a educação e formação ética dos indivíduos. Para efetivação dessa investigação será feita uma análise crítica da parte II e IV da obra póstuma Ética; além de outras obras do autor, comentadores e de autores que tratam sobre a riqueza da filosofia na educação. A filosofia de Spinoza apresenta-nos caminhos pertinentes para enfatizarmos sobrea sua inexorável importância para a formação ética dos indivíduos em sociedade.  


Palavras-chave


EDUCAÇÃO. ÉTICA. INDIVÍDUOS. FILOSOFIA. SPINOZA

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Universidade Estadual do Ceará - UECE

Centro de Humanidades - CH

Curso de Graduação em Filosofia                                   

Occursus - Revista de Filosofia

ISSN: 2526-3676

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