O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: UMA NOVA PERSPECTIVA A PARTIR DE MATTHEW LIPMAN

Tania Silva Souza

Resumo


Este artigo busca uma reflexão sistematizada da proposta existente no programa de filosofia para Crianças de Matthew Lipman e da formação educacional dos infantes desde os primeiros anos escolares, os conceitos de educação e o de pensar que se entrecruzam ao analisarmos uma proposta cuja finalidade é iniciar as crianças na Filosofia. Sendo a filosofia uma área do conhecimento essencial para a formação do pensamento reflexivo, e considerando a importância de ‘pensar melhor’, realizamos uma leitura da Filosofia subjacente nos pressupostos deste pensador. Lipman lançou a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à Filosofia e, na tentativa de provar suas convicções, o autor desenvolveu uma metodologia e um currículo específico, assim como materiais didáticos acessíveis à faixa etária dos alunos, na intenção de que sua ideia fosse uma realidade.

Palavras-Chave: filosofia; pensar; educação;  infância.

ABSTRACT This article seeks a systematic refl ection of the proposal on existing program philosophy Child Matthew Lipmanan educational background of the infants from the earliest school years, the concepts of education and thinking that intersect when we analyze a proposal whosepurposeis to initiate children in Philosophy. Philosophy beingan area of knowledge essential for the formation of refl ective thinking, and considering the importance of ‘think better’, performed are a ding of the philosophy under lying the assumptions of this thinker. Lipman introduced the idea that children can and deserve access to Philos ophyand in an attempt to prove his convictions, the author developed a methodology and a specifi c curriculum, and learning materials accessible to the age of the students, with the intention that their idea a reality.


Texto completo:

PDF

Apontamentos



Universidade Estadual do Ceará - UECE

Centro de Humanidades - CH

Curso de Mestrado em Filosofia                                   

Polymatheia - Revista de Filosofia

ISSN: 1984-9575

Qualis B4


APOIO: