O ENSINO ÉTICO PARA A FORMAÇÃO HUMANA EM KANT

Patrícia Silveira Penha

Resumo


Immanuel Kant (1724-1804) apresentou uma filosofia baseada em princípios morais que contribuíam para a formação humana, isto é, para o agir moral em sociedade. O objetivo deste artigo é tratar do exercício da ética a partir daIntrodução da obraSobre a Pedagogia (1803) e na parte II da Doutrina do Método Ética- Primeira seção intituladaa didática ética da Metafísica dos Costumes(1797) de Kant. Este artigo tem o intuito de demonstrar que quando o indivíduo passa pelo exercício de uma educaçãoética, ele se prepara para um agir racional e autônomo aproximando-se de sua humanidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Kant, Educação, Ética, Formação Humana.

 

THE ETHICAL TEACHING FOR THE HUMAN FORMATION IN KANT

ABSTRACT: Immanuel Kant (1724-1804) presented a philosophy based on moral principles that contributed to the human, that is, to act in moral society. The purpose of this article is to address the practice of ethics in the work of Introduction About Education ( 1803 ) and in Part II of the Doctrine of ethically Method First section entitled didactic ethics of Metaphysics of Morals ( 1797) Kant . This article aims to demonstrate that when the individual goes through the exercise of an ethical education, he prepares for a rational and autonomous action approaching his humanity.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.