A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA E AS DEMANDAS QUE SE SUCEDEM À LEI 10.639/03

Ana Paula de Souza

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar uma breve análise acerca do Ensino de História da Educação e a população negra no Brasil, a partir de pressupostos históricos que referendam a base empírica sobre História da Educação nos cursos de formação docente. Para tanto, é realizado um estudo perspicaz no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, com ênfase para a disciplina que trata da História da Educação Brasileira, bem como é traçado um arcabouço teórico que delineia desde a educação jesuítica, as Reformas Pombalinas, até os dias atuais, com a implementação da Lei 10.639/03. E como pano de fundo desta análise ergue-se os resquícios da escravidão no país, que serviu de esteio para o tecido social brasileiro solapando qualquer conjuntura que visasse promover políticas públicas e ações sociais que garantissem o direito de acesso à cidadania à população negra através da educação. 

PALAVRAS-CHAVE: História da Educação, população negra, escravidão, Lei 10.639/03.  

 

THE IMPORTANCE OF TEACHING OF HISTORY OF EDUCATION OF THE BLACK PEOPLE AND THE DEMANDS SUBSEQUENT TO THE IMPLEMENTATION OF THE 10.639/03 LAW

 

ABSTRACT

This text aims to introduce a short analysis on the teaching of history of education and the history of black people in Brazil from the historical assumptions regarding the empirical basis on history of education in teacher-training courses. Toward this end, I examined very carefully the curriculum of the course of Pedagogy offered by the Federal University of Bahia with special attention on the discipline History of Brazilian Education. Straight afterward, it is drawn a theoretical framework from the jesuitic age to the implementation of the 10.639 law, sanctioned by the former president of Brazil Luiz Inácio Lula da Silva on January 9, 2003. My main object is to put emphasis on the permanence of slavery in Brazilian culture and politics which was specifically drawn to undermine the right to achieve citizenship through education from the freed black Brazilians. 

KEY-WORDS: History of Education, black people, slavery, 10.639/03 law.


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