A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR- HISTÓRIA- FUNDAMENTAL I

Liliane Pereira Sousa

Resumo


O trabalho está inserido no âmbito dos estudos sobre as relações raciais e educação, sob a perspectiva de buscar uma melhor compreensão dos fatores infraescolares responsáveis pela não valorização do negro e dos elementos afrodescendentes na cultura brasileira. Assim, a análise propõe uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico de cunho metodológico compreensivo (GUERRA, 2006), a partir da análise de livros do componente Curricular-História dos PNLDs de 2010 a 2014. A análise aqui realizada faz uma reflexão sobre o tratamento dado aos elementos de obrigatoriedade da Lei 10. 639/03, tendo também como referências as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira. Verificando assim, as mudanças, ou a não existências delas, em relação ao conceito do “ser negro”, como também detectar o tratamento didático relativo à diversidade e a valorização da população negra como partícipes da construção da identidade nacional brasileira. Os resultados encontrados nos livros interpretados nos apontam que, ocorreram modificações significativas em relação às ilustrações, mostrando a imagem do negro de maneira positiva. 

PALAVRAS-CHAVE:

Livros Didáticos. Políticas Públicas. Negro. Imagens.

THE REPRESENTATION OF BLACKS IN TEXTBOOKS OF THE CURRICULAR COMPONENT-HISTORY-FUNDAMENTAL I

ABSTRACT

The work is entered under the studies on race relations and education, from the perspective of seeking a better understanding of the responsible infra-school factors by not appreciation of black person and African descendants in Brazilian culture. So the analysis proposes a bibliographical research of deepening theoretical methodological understanding slant (GUERRA, 2006), from the analysis of the History Curricular Component of PNLDs from 2010 to 2014. The analysis performed making a reflection about the treatment given to the elements of obligation in Law 10.639/03 and also as references National Guidelines for Racial and Ethnic Relations Education, the Teaching of History African and Afro-Brazilian Culture. Checking so, changes, or the non-existence of it, in relation to the concept of "being black", as well as didactic treatment on diversity and appreciation of black population as participants of the construction of Brazilian national identity. The results found in the books which were interpreted; show that significant changes occurred in relation to the illustrations. Illustrations of black people with deformed traits were no longer observed, showing the black people image in a positive way. 

KEYWORDS:

Instruction Books. Public Policies. Black. Images.


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