O NORDESTE EM MOVIMENTO: A REGIÃO CANTADA SOB O OLHAR DA BANDA DONA ZEFINHA

Jane Meyre Silva Costa

Resumo


Este artigo versa sobre o processo de apropriação cultural exposto no campo musical brasileiro, os sujeitos participantes deste processo recriam e reelaboram novas identidades no percurso de sua trajetória artística transitando mais livremente em meio a estéticas que atravessam o local/nacional/internacional. O campo empírico desta pesquisa se constitui no estudo de caso de uma banda integrante do cenário musical cearense intitulada como Banda Dona Zefinha, nessa perspectiva a proposta deste artigo busca compreender como o Nordeste é retratado por este coletivo de artistas, os quais se apropriam de símbolos culturais associados historicamente a essa região, recriando os mesmos, por meio de linguagens e performances específicas. A banda Dona Zefinha surgiu no cenário público cearense em 2001, o grupo buscou unir folguedos nordestinos, a partir da musicalidade inspiradas em bandas cabaçais e entrecortadas com muito humor, além de exibir outras influências claras de bandas latino-americanas, árabes e medievais. Os dados aqui apresentados foram colhidos por meio de observação durante os shows da banda, entrevistas com os músicos, material fonográfico e meios virtuais pelos quais estes sujeitos compartilham a partir de um viés qualitativo, além de um amplo referencial bibliográfico como ferramenta de análise. 

PALAVRAS-CHAVE: Banda Dona Zefinha, Nordeste, hibridização, apropriação cultural.

THE NORTHEAST IN MOVEMENT: THE REGION SINGING UNDER THE BAND'S LOOK DONA ZEFINHA

ABSTRACT

This article deals with the process of cultural appropriation exposed in the Brazilian musical field, the subjects participating in this process recreate and re-elaborate new identities in the course of their artistic trajectory, transiting more freely in the midst of aesthetics that cross the local / national / international. The empirical field of this research is constituted in the case study of an integral band of the Ceará music scene titled as Banda Dona Zefinha, from this perspective the proposal of this article seeks to understand how this collective of artists appropriates cultural symbols historically associated with the Northeast region, recreating The same ones, through specific languages and performances elaborating strategies of participation and survival in the artistic scenery of Ceará. The band Dona Zefinha appeared in the public scene of Ceará in 2001, the group sought to unite northeastern folklores, from the musicality inspired by gourds bands and interspersed with great humor, in addition to show other clear influences of Latin American bands, Arab and medieval. The data presented here were collected through observation during the band's concerts, interviews with musicians, phonographic material and virtual media through which these subjects share from a qualitative bias, in addition to a broad bibliographic reference as a tool for analysis. 

KEY WORDS:  Dona Zefinha Band, Northeast, hybridization, cultural appropriation.


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ISSN: 2357-8556



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