ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS: REGISTRO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Rogério Santos Souza

Resumo


O presente trabalho apresenta o registro de uma experiência docente numa escola de Educação Infantil no município de Maragogipe-BA e aponta para a necessidade do trabalho do Ensino de História neste universo educacional. Foi utilizada a metodologia de contação de histórias com a temática afro-brasileira enquanto mecanismo facilitador e auxiliador na (re)reconstrução da identidade étnicorracial de crianças de 4 e 5 anos. 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História, Educação Infantil, Contação de história, Experiência docente.

TEACHING HISTORY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND AFRO-BRAZILIAN STORYTELLING: RECORDING OF A TEACHING EXPERIENCE

ABSTRACT

The present work presents the record of a teaching experience in a School of Early Childhood Education in the district of Maragogipe-BA and it points to the necessity of working History Teaching in this educational universe. It was used the methodology of storytelling with the Afro-Brazilian theme as a facilitator and helper in the (re)reconstruction of the ethnic-racial identity of children between 4 and 5 years old.

KEYWORDS:  Teaching History in Early Childhood Education and Afro-Brazilian Storytelling: recording of a teaching experience


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Rogério Santos Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN: 2357-8556



INDEXADORES:

 

     

 

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.