HISTÓRIA DA CAPOEIRA NA REGIÃO DE IMBITUVA-PR: CULTURA NEGRA ENTRE BRANCOS

Jeferson do Nascimento Machado

Resumo


O presente artigo discute a introdução e a prática da Capoeira no município de Imbituva, região Centro-Oeste do Paraná. Ele foi desenvolvido a partir de fontes fotográficas e orais, sob a perspectiva teórico-metodológica de Kossoy e Martins, que se dedicam à análise e ponderações sobre a fotografia, e autores como Alberti e Meihy, que trabalham com a História Oral. Tem-se observado que o interesse manifestado pela Capoeira no município de Imbituva e região expressa uma pluralidade cultural, o que se contrapõe à construção e reprodução da ideia de, primeiramente, um Brasil diferente e, não menos importante, de um Brasil fragmentado, sem elos de identidade. Assim sendo, a Capoeira surge como um desses elementos agregadores da nação, que atravessou o país, de norte a sul e leste a oeste, e contribuiu o fato de elementos que compõe uma identidade comum, que torna todos brasileiros. Para tanto, o texto trata da história da capoeira imbituvense, desde a chegada do primeiro capoeirista, mestre Luiz Baiano, passando por todos os grupos de capoeira até aos dias atuais, onde a capoeira prossegue por meio de Josni  Nogosek Ferreira dos Santos.

 PALAVRAS-CHAVE: Capoeira; Imbituva; Fotografia; Cultura; Identidade.


HISTORY OF CAPOEIRA IN THE REGION OF IMBITUVA, PARANÁ: BLACK CULTURE AMONG WHITES

ABSTRACT

This article discusses the introduction and practice of Capoeira in the municipality of Imbituva, in the Center-West region of Paraná. It was developed from photographic and oral sources, from the theoretical-methodological perspective of Kossoy and Martins, who are dedicated to the analysis and ponderations on photography, and authors such as Alberti and Meihy, who work with Oral History. It has been observed that the interest manifested in Capoeira in the municipality of Imbituva and region expresses the cultural plurality typical of Brazil, which is opposed to the construction and reproduction of the idea of, first, a different Brazil and, not least, a fragmented Brazil, with no links of identity. Thus, Capoeira appears as one of those element aggregators of the nation, which crossed the country from north to south and from east to west, and contributed the fact that elements which make up a common identity are those elements which make all Brazilians. For this, the text deals with the history of Capoeira from the city of Imbituva, since the arrival of the first Capoeira player (master Luiz Baiano) through all Capoeira groups until the current days, where Capoeira is continued by Josni Nogosek Ferreira dos Santos.

 KEY WORDS:  Capoeira; Imbituva; photography; Culture. Identity.


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ISSN: 2357-8556



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