HISTÓRIA DIVERTIDA – PASSATEMPOS COMO METODOLOGIA

Mariana Cardoso de Sousa

Resumo


Sou professora de História há 10 anos e há 07 atuo na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalho com turmas do Ensino Médio regular e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos melhor explicados a frente. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década) uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História, publicada pela editora Clube de Autores em 2016. Além disso, montei um grupo (chamado História Divertida) no Facebook no qual publico, semanalmente, uma atividade do livro. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema.

PALAVRAS-CHAVE: História; passatempo; jogos.

FUNNY HISTORY – PASTIMES AS METHODOLOGY

ABSTRACT

I have been a history teacher for 10 years and have been working for 7 years in the state education network of the State of Rio de Janeiro. Currently, I work with regular high school classes and JSCA (young and adults). This work, however, was developed with the regular modality. It is about using hobbies as a methodology rather than as an instrument and to include games (with large boards for students to walk on) in the evaluative processes that culminated in a History Olympiad, composed of four games better explained ahead. From this work (drawn up over a decade) a three-volume collection titled History Games, published by the Authors Club publisher in 2016. In addition, I set up a group (called Fun History) on Facebook in which I publish weekly activity from the book. This activity is in Power Point and can be used directly in the classroom. There the teacher counts on digital objects (maps, images, etc.) and complementary materials for the lesson of the respective theme.

KEYWORDS: History; pastime; games.


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ISSN: 2357-8556



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