“O DRAMA DAS SECAS”: ALEGORIAS DA FOME NO FILME DOCUMENTÁRIO DE RODOLFO NANNI

Augusto Lira

Resumo


Este artigo se propõe a narrar a trajetória do filme documentário O Drama das Secas, de Rodolfo Nanni. Sua aparição em meados de 1958 representa um movimento importante para a cinematografia nacional por articular num mesmo projeto estilemas do neorrealismo italiano a um imaginário regionalista prefigurado sobre Nordeste do Brasil, num peculiar laboratório estético. A película busca ainda dar visibilidade aos problemas sociais desta região interpretados segundo as posições políticas da Associação Mundial de Luta Contra a Fome (ASCOFAM), entidade que a financiou. A Grande Seca que acometeu o Nordeste no mesmo ano é o acontecimento primordial registrado por Nanni. Sua narrativa é aqui considerada um importante relato para o estudo do Nordeste e de uma parcela de sua população num momento crítico de sua história: o da emergência de uma nova sensibilidade regional que reclamava por uma redefinição estratégica de sua economia frente ao ideário nacional desenvolvimentista impulsionado durante o governo de Juscelino Kubitscheck. O texto analisa como um microclima de opinião, promovido através do cinema institucional da ASCOFAM, transforma-se numa zona cultural de maior dimensão social e acaba por influir nos acontecimentos da vida nacional como um importante fator político.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema, Fome, O Drama das Secas, Rodolfo Nanni, ASCOFAM.

"O DRAMA DAS SECAS": ALLEGORIES OF THE HUNGER IN THE DOCUMENTARY FILM OF RODOLFO NANNI

ABSTRACT

This article aims to narrate the trajectory of the documentary film O Drama das Secas, by Rodolfo Nanni. His appearance in mid-1958 represents an important movement for Brazilian cinematography because he articulated in one project the Italian neorealism to a regionalist imagery prefigured on the Northeast of Brazil, in a peculiar aesthetic laboratory. The film also seeks to give visibility to the social problems of this region interpreted according to the political positions of the World Federation Against Hunger and Misery (ASCOFAM), which financed it. The Great Drought that attacked the Northeast that same year is the primordial event recorded by Nanni. The narrative of the documentary is here considered an important report for the study of the Northeast at a critical moment in its history: that of the emergence of a new regional sensitivity that demanded by a strategic redefinition of its economy in the face of the national developmentalist ideas promoted during the Kubitscheck government. The text analyzes how a microclimate of opinion, promoted through the institutional cinema of ASCOFAM, becomes a cultural area of greater social dimension and ends up influencing the events of national life as an important political factor.

KEY WORDS: Cinema, Hunger, O Drama das Secas, Rodolfo Nanni, ASCOFAM.


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ISSN: 2357-8556



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