A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS DA WEB 2.0 NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR

Carla Silvino de Oliveira, Edinielson Figueiredo Santos

Resumo


A pesquisa tem como objetivo problematizar a utilização das ferramentas virtuais da web 2.0 no curso presencial de licenciatura em história. Para isso, discutimos as concepções pedagógicas de ensino e a utilização das mídias, nas vertentes de ensino tradicional e inovador, através das obras de Litwin (2001) e Behar (2009). Analisamos os modelos propostos por Jonassen (2006), para a construção do conhecimento colaborativo, através do uso das Tecnologias da Informação e Comunição – TIC's e realizamos um relato de experiência, sobre a utilização das tecnologias digitais, especificamente as ferramentas virtuais da web, pelo docente historiador no curso de licenciatura em história. Para execução da pesquisa escolhemos uma Instituição de Ensino Superior – IES, da rede privada e acompanhamos a utilização da ferramenta virtual aplicada em três disciplinas do curso de história. No relato de experiência percebemos que o docente aplica o método colaborativo de aprendizagem, contribuindo para construção do conhecimento histórico critico e problematizador. 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia da Informação e Comunicação, Ferramentas Virtuais, Formação do historiador

 

USE OF VIRTUAL TOOLS WEB 2.0 IN THE HISTORIAN OF TRAINING

 

ABSTRACT

The research aims to discuss the use of virtual tools of web 2.0 in the classroom degree course in history.For this, we discuss the pedagogical concepts of teaching and the use of media in the areas of traditional and innovative teaching, through the works of Litwin (2001) and Behar (2009).We analyzed the models proposed by Jonassen (2006), for the construction of collaborative knowledge through the use of Information Technologies and Communication - ICTs and conducted an experience report on the use of digital technologies, specifically the virtual web tools, by historian teaching in the undergraduate degree in history.To conduct the research chose an college, private network and monitor the use of the virtual tool applied in three subjects in the course of history.In reporting experience we realized that the teacher applies the collaborative method of learning, contributing to building the problem-solving and critical historical knowledge. 

KEYWORDS: Information Technologies and Communication, Virtual Tools, Training Historian.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



ISSN: 2357-8556



INDEXADORES:

   

 

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.