MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO

João Paulo de Oliveira, Benedita Jailma Maia de Andrade de Lima

Resumo


O presente trabalho busca enfatizar sobre as possibilidades de se construir metodologias utilizando instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como formas de auxiliar na mediação do processo da educação geográfica. Como metodologia, utilizou-se como referência a realização do trabalho de campo em uma escola na cidade de Caicó/RN e leituras sobre Ensino de Geografia, TIC e Educação. O objetivo dessa investigação é levantar questionamentos e suscitar o leitor a refletir sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino em Geografia. As discussões também ressaltam da aproximação no embate teoria/prática no trabalho do professor em Geografia. Trazemos, portanto, a discussão sobre elementos da mediação docente. Dentre os resultados, considera-se, a partir do trabalho de campo que ainda é ínfima a utilização das TIC pelos docentes. Outra questão, é que na maioria das vezes na escola em estudo, o uso desses instrumentos restringe-se a assistir vídeos de filmes e aulas.   


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Tecnologia; Mediação docente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

 

 

Revista GeoUECE
ISSN online: 2315-028X

  Locations of visitors to this page

visitas