A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963

Stanley Braz de Oliveira

Resumo


O presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais.

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Revista GeoUECE
ISSN online: 2315-028X

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