A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010

Ednea do Nascimento Carvalho

Resumo


Compreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã

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Revista GeoUECE
ISSN online: 2315-028X

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