PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Santiago Alves de SIQUEIRA

Resumo


A proposição deste artigo nasce das discussões realizadas durante a disciplina de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na disciplina Formação Econômica e Social Brasileira e Ensino de Geografia. Existe um esforço em indicar possíveis caminhos para se alcançar os objetivos propostos para com a geografia no ensino fundamental, entre eles, os PCNs/Geografia têm sua proposição mais forte como por exemplo, na indicação de eixos e temas orientadores das discussões geográficas. Nossa intenção é colaborar com as discussões acerca do papel do professor de geografia no ensino básico (em especial os anos finais do ensino fundamental) estabelecendo, para isso, relações sobre as formas dos saberes pertinentes à construção do conhecimento geográfico e como a prática do professor é (des)orientada pela prática da escola. Esperamos colaborar com as reflexões sobre como temas da geografia econômica no currículo de geografia podem contribuir para novas formas de leitura do espaço geográfico no ensino fundamental.

Palavras-chave: Ensino de geografia. Ensino fundamental. PCN´s. Geografia econômica.

ABSTRACT

The proposition of this article is born of the discussions held during the doctoral course of the Graduate Program in Geography UFSC (Federal University of Santa Catarina) in the discipline Brazilian Economic and Social Education and Geography Teaching. There is an effort to indicate possible ways to achieve the objectives proposed for with geography in elementary school, among them, the NCPs / Geography have their strongest proposition such as the indication of axes and guiding themes of geographical discussions. Our intention is to collaborate with the discussions about the geography teacher's role in basic education (especially the final years of elementary school) setting for this, relations on ways of knowledge pertinent to the construction of geographical knowledge and how the practice of teacher is (mis) guided by the practice of school. We hope to cooperate with the reflections on issues of economic geography in geography curricula may contribute to new ways of reading the geographic space in elementary school.

Keywords: Geography teaching. Elementary school. PCN's. Economic geography.

RESUMEM

La propuesta de este artículo nace de los debates celebrados durante el curso de doctorado del Programa de Posgrado en Geografía UFSC (Universidad Federal de Santa Catarina) en la disciplina Educación Social Económico de Brasil y Geografía y Enseñanza. Hay un esfuerzo para indicar posibles maneras de lograr los objetivos propuestos para la geografía en la escuela primaria, entre ellos, el PCN / Geografía tiene su propuesta más fuerte, como la indicación de los ejes y temas rectores de discusiones geográficas. Nuestra intención es colaborar con las discusiones sobre el papel del profesor de geografía en la educación básica (especialmente los últimos años de la escuela primaria) estableciendo para ello, las relaciones sobre las formas de conocimiento pertinentes para la construcción del conocimiento geográfico y cómo la práctica del profesor es (mal) guiados por la práctica de la escuela. Esperamos cooperar con las reflexiones sobre temas de geografía económica en los planes de la geografía puede contribuir a nuevas formas de leer el espacio geográfico en la escuela primaria.

Palabras clave: Enseñanza de la geografia. La escuela primaria. El PCN´s. Geografía económica. 

 


Palavras-chave


ensino de geografia, ensino fundamental, PCN´s

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Revista GeoUECE
ISSN online: 2315-028X

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