A PRODUÇAO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE SÃO GONÇALO-RJ

Ana Claudia Ramos Sacramento, Camila Vianna de Souza

Resumo


O trabalho em questão tem como objetivo abordar as relações da produção social, atreladas às transformações espaciais com discussões de conceitos que são de suma relevância para a ciência, como espaço e paisagem. Buscou-se também dialogar e exemplificar as teorias através da materialização da cidade, da relação Sociedade X Natureza, e do processo de tecnificação. Nesse contexto, a abordagem da Cidade de São Gonçalo possibilita a interação com o espaço vivido a partir das práticas socioespaciais, como ainda das relações globais e locais, a partir de reflexões de cidade e urbano, que podem ser fomentadas para o Ensino de Geografia. A metodologia de pesquisa, tendo como concepção teórico-metodológica a pesquisa-ação, tem a intenção de mostrar a possibilidade de uma ação efetiva entre o pesquisador/sujeito-objeto de estudo, não sendo uma pesquisa precisa, pois permite aos envolvidos opinarem sobre algo. Como resultados preliminares, possibilitou-se a criticidade dos educandos de duas escolas estaduais do município de São Gonçalo, dos ensinos fundamental ao médio, a partir de um espaço que é vivenciado por eles. Dessa forma, a seleção dos conteúdos ministrados fora importante para entender os fenômenos geográficos que são espacializados em diferentes escalas. A disciplina de geografia escolar é bastante significativa para o raciocínio lógico e espacial, possibilitando assim, o desenvolvimento intelectual dos alunos. 


Palavras-chave


Espaço Geográfico. Produção Social. Natureza. Ensino da Cidade.

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Revista GeoUECE
ISSN online: 2315-028X

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