CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL A PARTIR DAS AÇÕES MULTIESCALARES DE UM MOVIMENTO SOCIAL SEM-TETO

Cleiton Ferreira da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os elementos que constituem a educação não-formal, destacando a atuação de um movimento social sem-teto, denominado Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na cidade de Recife. A estratégia organizativa do movimento, a permanência e a organização interna da ocupação e o diálogo Movimento/Estado, são temas que refletem a relação dialética entre educação e movimentos sociais, materializada nas conquistas sociais pelas famílias e na politização da questão urbana no Brasil. A construção metodológica se caracterizou na avaliação do conceito de movimentos sociais na Geografia e em outras ciências, na análise de literatura pertinente ao tema movimentos sem-teto e, por fim, no acompanhamento gradual em campo das ações do MLB e seu caráter pedagógico.

 


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Revista GeoUECE
ISSN online: 2315-028X

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