Ensino Médio brasileiro no contexto do golpe de estado de 2016

Maria Aires de Lima, Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa, Alisson Slider do Nascimento de Paula

Resumo


Este trabalho tem como objetivo demonstrar a relação histórica entre o Ensino Médio e as necessidades de formação do trabalhador, apresentando inicialmente as reformas que alteraram o ensino médio na história da educação brasileira, partindo da Constituição de 1824, a primeira Carta Magna do Brasil, até chegar a Reforma do Ensino Médio de 2017, a ser apresentada e discutida no segundo tópico deste trabalho. Esta pesquisa tem como abordagem a pesquisa qualitativa e como metodologia a pesquisa documental. Através de análise dos dispositivos legais que tratam da educação nacional e, especificamente, do ensino médio: LDB n.º 4.024 de 1961, Lei n.º 5.692 de 1971, LDB n.º 9394 de 1996, Lei n.º 13.415 e Medida Provisória 746. Como método, tem-se como aporte teórico-filosófico o materialismo histórico dialético, por este possibilitar ir do abstrato ao concreto, procurando expressar o movimento do real em diversas instâncias e diversos níveis de concreção (MARX, 2008).


Palavras-chave


Ensino Médio Brasileiro; Reforma educacional; Golpe de Estado.

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O público e o privado - Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE