Educação e participação democrática: formação e participação cidadã nas escolas ocupadas

Alexandre Silva Virginio

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar de que forma a democracia tem sua qualidade dependente de expedientes de valorização da sociedade e do cidadão. Nesta perspectiva, buscou-se apreender, através de estudo qualitativo, mormente por meio de observações e entrevistas, o sentido da participação cidadã expresso nas recentes ocupações de escolas públicas no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que a resiliência diante da realidade educacional e política adversa, acrescida dos valores e saberes partilhados na interação entre os grupos em estudo, alargou o campo cognitivo e a relação com práticas culturais, especialmente no que representaram como experiência de luta por direitos, como domínio de práticas educativas alternativas e como aperfeiçoamento democrático da convivência social.

Palavras-chave


Democracia participativa; Participação cidadã; Cotidiano escolar; Personalidades democráticas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O público e o privado - Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE