Evidências das disfunções na burocracia: um estudo sobre a implementação do módulo BAPM

Mayara Araujo, Wilson José Barp, Fernanda Valli Nummer

Resumo


Esse artigo ocupa-se de analisar uma organização burocrática, com ênfase nos elementos da burocracia observados no Módulo Boletim de Atendimento Policial Militar que apresentam disfunções burocráticas, em razão dos problemas identificados impactarem diretamente seu Sistema de Informação e a atividade policial ligada ao mesmo. A discussão concentra-se nos aspectos da cultura burocrática no Sistema de Informação do Batalhão de Polícia de Choque do Pará e as contradições causadas com a inserção de Tecnologia da Informação nessa dinâmica, visto que implementação do Módulo Boletim de Atendimento Policial Militar tem por objetivo melhorar a gestão do conhecimento fornecendo informações de qualidade para otimizar o planejamento das ações policiais e medir sua produtividade a partir de relatórios estatísticos. Para discutir o tema Weber (1991) e Merton (1970) serão os autores base para analisar os resultados encontrados a partir de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, análise documental, conversas informais com policiais e observação participativa. Foi possível identificar as contradições na eficiência pretendida com a implementação da ferramenta em questão em função do modelo burocrático de gestão e suas disfunções. Logo, pôde-se constatar que fatores como resistência a qualquer movimento que possa causar perturbação na ordem vigente, ausência de inovação devido ao comodismo, excesso de formalismo com uma cultura embasada em documentos formais preenchidos de modo artesanal, hierarquia com certo grau de obrigações e privilégios velados, e ausência de inovação e conformidade ás rotinas, somado a limitação que o sistema apresenta, se apresentam como fatores contraditórios ao propósito pretenso com a ferramenta e que corrompem o potencial do Módulo Boletim de Atendimento Policial Militar no Sistema de Informação do Batalhão.


Palavras-chave


Sistema de Informação. Tecnologia da Informação; Gestão do conhecimento; Contradições.

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O público e o privado - Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE