Rebeliões, homicidios e centros educacionais: inquietações e problematizações sobre o sistema socioeducativo cearense

Ingrid Silva Leite, Leila Maria Passos Souza Bezerra

Resumo


RESUMO: Este artigo visa problematizar a execução da politica pública do socioeducativo, sobretudo mediante a ramificação das facções criminosas nos centros educacionais de Fortaleza-Ce. A partir da denominada crise do sistema socioeducativo nos anos 2000, houve uma reconfiguração na dinâmica dos centros educacionais, sobretudo com a ramificação das facções criminosas. Jovens internos foram assassinados nas unidades, constantes rebeliões, ameaças e torturas tecem o cotidiano dessas instituições. Os centros educacionais deveriam, a partir de um conjunto de ações, garantir um processo de responsabilização do ato infracional cometido pelo jovem, porém o contexto dessas unidades se apresenta de forma complexa, desumana e violenta. Compreendemos que a política pública do sistema socioeducativo perpassa pela violação de direitos sociais dos jovens internos, e acirra o contexto de violência intensificando a perspectiva da punição nos centros educacionais. Para a construção deste trabalho, realizou-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Optou-se pela metodologia qualitativa, com uso do diário de campo e da observação participante em um centro educacional em Fortaleza. 


Palavras-chave


juventude – facções criminosas - centro educacional – disciplina

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O público e o privado - Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE