Responsabilidade social universitária, agendas sociais contemporâneas e a recondução comportamental consequente dessas demandas

Ana Cláudia Vieira Silva

Resumo


A pretensão deste artigo foi a de discutir, como proposição teórico-metodológica, a ideia de que há uma necessidade de recondução comportamental quanto às práticas interventivas de responsabilidade social universitária, no âmbito das políticas sociais compensatórias. O entendimento sobre responsabilidade social no Brasil tem dois direcionamentos: o primeiro consiste em percebê-la como estratégia de gestão que está ligada à teoria administrativa. Seus objetivos se voltam definitiva e inquestionavelmente para a prática administrativa empresarial. Estes objetivam oferecer uma ferramenta administrativa eficiente, contemporânea e adequada às necessidades humanas e mercadológicas de nossa época. O segundo direcionamento analisa a responsabilidade social, no que se refere à sua constituição política e social, de um modo geral, pelo pressuposto marxista gramsciano de que toda e qualquer política de responsabilidade social é mais uma tentativa da burguesia dominante de estabelecer consenso, coerção e controle que fortaleçam a hegemonia do capital e, consequentemente, contribuam para o projeto neoliberal. Metodologicamente, trata-se de discussão eminentemente bibliográfica com pequenas incursões aos dados empíricos e analíticos da pesquisa dissertativa da autora, que versou sobre o mesmo tema. A ênfase teórico-metodológica é no imperativo da recondução comportamental, e, nesse caso, regulamentar, dos modos de conduta e das mudanças de comportamento discutidos por Nobert Elias (1993,1994) e ainda nos contrassensos relativos a esse processo na contemporaneidade. Percebe-se, assim, aspectos subjacentes às mudanças históricas e à dificuldade de se imprimir uma nova lógica comportamental, em que responsabilidade social universitária, como tentativa de política social compensatória, tem uma lógica que lhe é própria, uma prática de desvio, uma subversão de pressupostos.

Palavras-chave


Modos de conduta. Educação superior. Responsabilidade social.

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O público e o privado - Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE