A formação dos licenciandos em Ciências Sociais os conflitos entre a Universidade e a escola básica

Débora cristina goulart

Resumo


Este trabalho discute as possibilidades e limites do ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio como instrumento para a intervenção social realizada pelos sujeitos escolares. Este debate se circunscreve à análise da relação entre escola púbica e Universidade, voltando-se para as ações de projetos vinculados à atuação dos estagiários/bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais nas escolas públicas que se abrem como campo de estágio e/ou para a ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). Tomamos como referência para análise a articulação entre a crise social e a crise da escola segundo a perspectiva de I. Mészáros e M. Apple.


Palavras-chave


licenciatura, Ciências Sociais, estágio supervisionado, educação, PIBID

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O público e o privado - Revista do PPG em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE